Comida de cinema: roteiro com pratos marcantes

Conheça pratos que protagonizaram cenas nos filmes e saiba a importância deles no roteiro.

Comida de cinema com Dell Mare: paella, salmão, moqueca.

Não é raro encontrar dentro dos filmes um belo prato que rouba a cena e deixa o telespectador com água na boca. Afinal, o cinema é repleto de cenas marcantes que envolvem as personagens com uma receita. E, certamente, elas não estão ali por acaso.

Portanto, a ideia de utilizar uma comida na cena surge ainda no roteiro. Mas é a Direção de Arte que escolhe o prato e como ele será apresentado, de acordo com Leonardo Grecco, vencedor de Melhor Diretor no Festival Mazzaroppi, exibido na 31º Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Além disso, Grecco já participou de pós-produções de séries, como Irmandade (Netflix), Pico da Neblina (HBO) e Manhãs de Setembro (Amazon Prime Video).

Da mesma forma que outras partes do filme, o trabalho com a comida demanda um conhecimento muito próprio. Então, é comum obras audiovisuais, que tenham uma preocupação maior em relação aos alimentos, contratarem um Food Stylist. E, certamente, esse profissional entende tanto de gastronomia quanto de estética fotográfica.

“Além de pensar como esse prato deve ser apresentado, ele precisa trabalhar junto da produção. Tudo para pensar em como preparar esse alimento de forma que esteja fresco na hora da gravação”, destaca Grecco.

Então, pegue uma pipoca e vamos visitar algumas comidas de cinema:

Moqueca de Camarão – Sabor da Paixão

Em primeiro lugar, nós temos essa comédia romântica que foi roteirizada pela brasileira Vera Bisli e dirigida pela venezuelana Fina Torres. O filme conta a história de Isabella (Penélope Cruz), dona de um restaurante na Bahia, que vai para São Francisco. Na cidade, ela consegue, então, um programa culinário na televisão. Entre os muitos pratos que aparecem, a moqueca de camarão é um dos que se destaca e que realmente vira uma comida de cinema. Esse prato deixa na imaginação um gosto especial para quem assiste ao filme. 

Paella – Comida de cinema de Vicky Cristina Barcelona

Com roteiro e direção de Woody Allen, acompanhamos as férias em Barcelona das amigas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson). Além da vontade de visitar a Europa, os diversos pratos que aparecem durante o filme dão água na boca. E, entre eles, a Paella harmonizada com um belo espumante. 

Salmão com Salada VerdeA vida é bela

No clássico A Vida é Bela, do diretor Roberto Benigi, o protagonista Guido é interpretado pelo próprio diretor. De forma inteligente, o protagonista oferece um saboroso salmão com guarnição simples a um cliente importante, que chega depois do expediente. Toda cena gira em torno do prato e do pensamento rápido do garçom. Simples e delicioso. 

Depois desses pratos, ficou com vontade de preparar essas deliciosas receitas em casa? Clique aqui e conheça nossos produtos frescos e de qualidade.

Então, aproveite para conferir também nossa receita. E depois nos conte para o que achou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *